Livros impressos

Os sabores e os saberes de Danusia Barbara

23/02/2021

Wanderlino Teixeira Leite Netto mergulhou em rico material de pesquisa para registrar, por escrito, o trabalho de Danusia Barbara, expoente da crítica gastronômica no Brasil. Com a leitura deste livro, podemos saborear a fértil experiência de vida e as realizações profissionais daquela que, com um estilo ímpar e ampla bagagem cultural, elevou o tema gastronomia a um patamar superior.

O autor aborda, ainda, outros aspectos da obra de Danusia: resenhas literárias, comentários sobre manifestações artísticas e entrevistas com personalidades brasileiras e estrangeiras. Além desses assuntos, transporta os leitores para as viagens ao redor do mundo, por ela realizadas, em busca de novos sabores e saberes. Destaca, também, o reconhecimento conquistado com seus livros e sua atuação em jornais, revistas, rádio e televisão.

O escritor revela o estilo ao mesmo tempo requintado e simples, sério sem ser sisudo, dessa jornalista irreverente, tão reverente com a cultura. Assim como um bom chef é capaz de harmonizar, com sabedoria, diferentes ingredientes culinários, ela soube misturar, na medida certa, informação, humor, crítica, lirismo e reflexão.

Wanderlino temperou, com pitadas de afeto, este livro. Oferece um menu degustação dos saborosos textos com que Danusia Barbara brindou os mais exigentes leitores.

(Lena Jesus Ponte)

Alguns depoimentos a respeito de Danusia Barbara:

Danusia é a madrinha de todos os cozinheiros cariocas de ontem e de hoje”. (Laurent Suaudeau – chef).

“A Danusia era mais do que uma crítica de restaurantes, uma jornalista de gastronomia: ela era uma escritora, tinha texto literário.” (Luciana Fróes – crítica de gastronomia).

“Uma das maiores críticas de gastronomia do Brasil: amiga, parceira e grande profissional. Danusia contribuiu para a evolução da gastronomia carioca.” (Claude Troisgros – chef).

“A Danusia foi a minha alma gastronômica! Tudo que sou hoje, devo a ela.” (Nao Hara – chef).

“Danusia é das melhores jornalistas do mundo, especializada em gastronomia, genuinamente. Era uma pessoa extremamente culta, inteligente, com um texto exemplar.” (Renata Saboya – Sorveteria Mil Frutas).

“Que Michelin que nada, estrelas da Danusia valiam muito mais. Seu Guia foi a Bíblia da gastronomia carioca por décadas”. (Marcelo Copello).

“A querida Danusia foi umas das mais habilidosas jornalistas gastronômicas, visionária, perfeccionista; e entre os legados mais importantes foi descobrir e criar o Vale dos Gourmets, em Itaipava e arredores” (Danio Braga – sommelier e chef).

Leia aqui um trecho do livro.

    1. Crítico gastronômico deve ser uma profissão complicada, pois paladar é difícil agradar. Cada pessoa tem sua característica, tempero e comida preferida. E também aquela comida que detesta. O crítico tem que gostar de todas. Será que Danusia Barbara apreciava de tudo?
      Espero que tenha feito um bom trabalho, Wanderlino. Boa sorte.

  1. Wanderlino. Linda e praseirosa leitura, vem de encontro ao que penso da vida: ” A verdade é as respostas para tudo estão no Meio e não nos extremos” . Podemos com sabedoria e sensibilidade, como tu o fazes , colocando um pouco de mel naquilo que nos queima por dentro. Está figura , pimenta e caramelo mostra e ratifica meu pensar. Parabéns amigo. Só os poetas tem está capacidade tão visível. Gostaria de saborear mais coisas simples e ao mesmo tempo profundas do cotidiano, dentro do seu sentir, da sua visão. Parabéns, mais uma vêz amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *